Vdeo9taxi

M Romancewall.com L Www.SLUT21.com Szh 1 Romance Wall Leandro Joaquim – pédia, a enciclopédia livre

M Romancewall.com L Www.SLUT21.com Szh 1 Romance Wall

searchV Romancewall.com s Szh asearchd Szh searchgsearcheasearchdsearch searchl Www.SLUT21.com i Www.SLUT21.com (c.1790) por Leandro Joaquim. Junto à Baía vê-se uma cena de pesca com rede.

Leandro Joaquim (Rio de Janeiro, c.1738 — c.1798) foi um pintor, cenógrafo e arquiteto do Brasil colônia 1 2 .

Índice

Vida[editar | editar código-fonte]

Poucos detalhes são conhecidos da vida de Leandro Joaquim. Aparentemente nasceu no Rio de Janeiro, então capital do Brasil colônia, cerca de 1738, e viveu toda sua vida nessa cidade. Estudou pintura com o pintor colonial João de Sousa. Como Mestre Valentim, artista contemporâneo com quem muito colaborou, Leandro Joaquim era mulato 3 .

Obra[editar | editar código-fonte]

Retrato de D. Luís de Vasconcelos e Sousa pintado por Leandro Joaquim c. 1790.

Pintou muitas telas de temática religiosa para as igrejas de São Sebastião do Castelo, Nossa Senhora do Parto e para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e Boa Morte. Pintou também retratos, como o do capitão-mór Gregório Francisco de Miranda e o do seu mecenas e amigo, o Vice-Rei D. Luís de Vasconcelos e Sousa (ambas agora no Museu Histórico Nacional).

Como cenógrafo, Leandro Joaquim trabalhou criando cenários para o teatro de Manuel Luís, um ator e empresário português que fundou uma das primeiras casas de espetáculos na capital da colônia em 1769.

As obras mais famosas de Leandro Joaquim são as telas elípticas pintadas para decorar um dos pavilhões do Passeio Público, o parque da cidade desenhado por Mestre Valentim. Seis destas telas sobreviveram, distribuídas hoje entre o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu Histórico Nacional, e mostram aspectos da paisagem da cidade do Rio de Janeiro e da Baía da Guanabara. Seus temas são: Cena Marítima, Pesca da Baleia na Baía de Guanabara, Procissão Marítima ao Hospital dos Lázaros, Revista Militar no Largo do Paço, Vista da Igreja da Glória e Vista da Lagoa do Boqueirão e dos Arcos da Carioca. Esses quadros estão entre as primeiras pinturas paisagísticas realizadas no Brasil e tem muito interesse artístico e histórico 4 .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Joaquim, Leandro (ca.1738 - ca.1798)
  2. Estética zoológica
  3. Leandro Joaquim
  4. A Paisagem carioca tempo e espaco dos paineis de Leandro Joaquim
Obtida de "w/index.php?title=Leandro_Joaquim&oldid=29192597"
Categorias:

Menu de navegação

Ferramentas pessoais

Espaços nominais

Variantes

Vistas

Acções

Navegação